O Sistema Case-Mix e outros Ajustamentos de Risco

O John's Hopkins ACG Case-Mix System é uma metodologia de ajustamento de risco ajustado aos diagnósticos. Determina o perfil de morbilidade de populações de doentes para avaliar a eficiência dos prestadores de cuidados e para pagamento aos prestadores. Os ACG's ou "adjusted clinical groups" são uma série de categorias de estado de saúde mutuamente exclusivas que são definidas por morbilidade, género e idade.

Nos anos 80 Barbara Starfield estudou a relação entre o peso das doenças e os serviços prestados e chegou à conclusão de que as crianças que usavam mais recursos do sistema de saúde não eram as que tinham uma só doença crónica mas que apresentavam múltiplas patologias, aparentemente não relacionadas.

Para testar esta hipótese, agrupou as doenças em 5 categorias discretas:
- Doenças muito auto-limitadas se tratadas apropriadamente (gripe, varicela).
- Doenças mais importantes mas também limitadas no tempo se tratadas adequadamente (fractura do colo do fémur, pneumonia).
- Doenças geralmente crónicas e que permanecem incuráveis mesmo com terapêutica médica (diabetes).
- Doenças resultantes de problemas anatómicos que geralmente não são curáveis mesmo com intervenção adequada (paralisia cerebral, escoliose).
- Condições psico-sociais (depressão).

A agregação de morbilidade é um melhor predictor de utilização de recursos do que a presença de doenças específicas. Este achado é a base do sistema ACG. Baseado no padrão das várias morbilidades, a abordagem ACG aloca cada indivíduo a um único grupo (um "ACG") que permite que se capte o efeito da associação de doença em estimativas de uso de recursos. Relaciona todos os códigos ICD-9-CM a um de 32 grupos de diagnóstico (ADG), de acordo com:

- Duração: (aguda, recorrente, crónica). Durante quanto tempo os recursos serão requeridos para abordar esta condição?
- Gravidade: (minor, major, instável). Quanto intensamente os recursos deverão ser utilizados para abordar a doença?
- Certeza diagnóstica: (sintomas versus patologias). Será necessária uma avaliação diagnóstica (sintomas) ou o foco principal será nos serviços baseados no tratamento?
- Etiologia: (infecciosa, traumática, outras). Que tipo de serviços é que vai ser providenciado?
- Cuidados especializados: (médicos, cirúrgicos, obstétricos, hematológicos, etc.). Até que ponto serão necessários cuidados especializados?

Todas as doenças, mesmo as que ainda não foram descobertas, podem ser classificadas nestas dimensões e categorizadas nestas 32 categorias. Um indivíduo é alocado em 93 categorias ACG baseado na sua combinação particular de ADG's, assim como a sua idade e sexo. Os ACG's têm uma performance até 10x superior que o ajustamento de risco por idade, sexo e geografia.

O case-mix categoriza pessoas (doentes) e não procedimentos e assim segue uma característica holística - metodologia orientada para o doente. O sistema case-mix pode ser usado para melhorar a qualidade e comparar uma medida processual (uso apropriado de testes laboratoriais, prescrições medicamentosas) ou medidas de resultados em avaliação retrospectiva. Pode ser usado para identificar doentes com necessidades especiais.

O padrão de prática de um médico (ou instituição) só pode ser comparado com o de outro depois de ajustado para o case-mix.

Pedro von Hafe
Comments:
Parece que este blogue está em estado comatoso.
Não há aí um médico que lhe valha?
 
Enviar um comentário