Value for patients, segundo Porter e Teisberg.
Após a publicação, em 2006, do livro "Redefining Health Care", M.E. Porter e E.O. Teisberg resumem o corpo central da sua argumentação no artigo "How physicians can change the future of health care", publicado em Março de 2006 no JAMA.

Partindo da análise do sistema de saúde dos E.U.A., que consideram funcionar deficientemente, Porter e Teisberg apresentam o seu argumento central – de que é necessária concorrência no sector, mas orientada para o aumento do "value for patients" - "more customer benefit per dollar spent".

Para os autores, "Patients…want good health outcomes, not more office visits, more procedures or more tests".

Para o efeito, a sua proposta passa por mais dois aspectos. "Organize around medical conditions and care cycles", com a integração dos vários aspectos da abordagem do doente. "Measure results", aspecto que os autores consideram ser um objectivo mais apropriado do que a mera avaliação dos processos utilizados. Os autores defendem ainda que "the best way to reduce costs is to improve outcomes".

Os autores aproveitam o ensejo para fazer a crítica do que designam como "False solutions", muito embora reconheçam que a alternativa "contains some truth", sendo tais soluções, as seguintes: "single payer", "consumer-driven health care", "pay for performance", "integrated payer-provider systems".

A conclusão do trabalho é, sem dúvida, poderosa. "In the economy at large, competition on value underlies the wealth of nations. It can transform the health of nations as well".

Porter M.E., Teisberg E.O. How Physicians can change the future of health care. JAMA 2007; 297: 1103- 1111.